quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Renove, reuse, recicle

De repente você olha para sua casa e bate aquela vontade louca de mudar. Dica que vale para todos os ambientes: mudar uma parede dá mais vida ao seu cantinho. Mas, calma!!! Não falo de mudar a parede de lugar e sim dar mais cor e bossa através de uma pintura nova, quadros, papel de parede, espelhos ou adesivos.  Uma cor contrastante já realça o visual.

Que tal emoldurar fotos de família ou as obras de arte que seu filho faz na escola e montar uma composição com molduras em cores e tamanhos diferentes?


Outra super dica: mande fazer um adesivo personalizado. Escolha o tema, as cores e decore com um desenho (ou frase) que tenha um significado especial para você!

Papel de parede dá um charme especial ao ambiente. E na linha do renove sem gastar muito você pode cobrir uma parede só transformando-a em foco de atenção.
Sabe aquela composição de pratos do tempo da sua avó? Quem disse que não dá para ter na sua parede também? Coloque-os desalinhados e eles farão um arranjo mais moderno.

E na cozinha, fica super charmoso pintar uma parede com esmalte sintético preto fosco e transformá-la em um quadro de giz onde você pode anotar receitinhas e recados.

Pronto: soluções simples e baratinhas para curtir sua casa de cara nova!


sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tamanho não é documento

Aprendendo a decorar espaços pequenos


Morar em uma casa ou apartamento pequeno é uma realidade para grande parcela da população. Mas, mesmo com pouco espaço, com a dose certa de boas idéias e dicas, podemos fazer de nosso “Lar, doce lar” um lugar bonito e aconchegante. O ideal é aproveitar cada cantinho para guardar tudo o que for preciso usando alguns truques para fazer a área parecer maior aos olhos.
Esqueça os móveis muito grandes e profundos que comprometem o fluxo dos moradores; o ideal é que se tenha no mínimo 70 cm para as passagens. Prefira peças de desenho simples. Materiais transparentes (vidro, acrílico) dão leveza e não ocupam espaço visual.
Móveis planejados fazem toda diferença para otimizar os espaços.

Em salas para dois ambientes, priorize os móveis de acordo com a rotina de sua família. Por exemplo, se vocês gostam de se reunir nas refeições a mesa e as cadeiras podem dominar o ambiente; se a prioridade é a TV, invista em sofás e poltronas confortáveis. Móveis curingas também dão uma ajudinha como puffs e cadeiras que possam ser usadas para TV e na mesa de jantar.

Nos quartos, os guarda roupas pedem portas de correr e as camas podem abrigar gavetões para o enxoval ou sapateiras.

Beliches também são ótimos para aproveitar o pouco espaço disponível principalmente quando queremos ter também uma área de estudo.

Espelhos são um velho truque para “duplicar” os espaços. Eles garantem profundidade dando assim a impressão de que o espaço é maior.  


Cores claras ajudam a ampliar o ambiente e refletem a luz. Quanto mais iluminado maior parecerá o ambiente. Tanto melhor se os móveis também possuírem tons próximos a cor da parede criando uma unidade visual. Mas, as cores fortes podem dar o ar da sua graça em objetos como almofadas, abajures, porta retratos. Até mesmo em uma única parede destacando um canto do espaço.